
Introdução
Fazer downloads de games de Xbox 360 e gravar em DVDs com 100% de aproveitamento é uma tarefa fácil, mas exige um pouco de conhecimento. Vou organizar este artigo em três tópicos base (download, teste e gravação), detalhando as melhores fontes de download, padrões e pacotes de download, a validação da imagem ISO, verificação de integridade, testes CRC, SS, DMI, PFI, checagem de Wave, Stealth patching, softwares usados para gravar a imagem em disco, qual mídia usar visando custo/benefício, e pra finalizar um FAQ com as dúvidas frequentes. Recomendo ler o glossário abaixo com a descrição dos termos usados neste artigo.
- Imagem ou ISO – As imagens que me refiro neste artigo são imagens de disco, também conhecida como ISOs, a ISO nada mais é que uma cópia exata do DVD em forma de arquivo único de 7.4gb (o tamanho pode variar);
- Hoster - Hosters são serviços de hospedagens de arquivos, como o Rapidshare, Megaupload e Uploading;
- Rip - Ripar um DVD significa criar uma imagem do disco em arquivo de fácil compartilhamento na internet, de forma que a outra parte quando baixar seja capaz de reproduzir cópias do DVD partindo do arquivo;
- DLC - São pacotes gerados pelo gerenciador de downloads jDownloader, esses pacotes são arquivos contendo uma listacompleta de download totalmente monitorável e gerenciável;
- Download direto – É o download onde você não depende da disponibilidade de usuários para baixar seus arquivos, todo download é feito diretamente de um servidor (o contrário do que ocorre em Torrents);
- P2p - É o sistema de compartilhamento em que os arquivos p/ downloads não ficam hospedados em um único servidor, e sim em vários usuários (seeds), o sistema busca partes do arquivo em vários seeds até concluir o download;
- CRC – Verificador de integridade do arquivo;
- Torrent - É o p2p mais usado no momento;
- Stealth patch – Patch aplicado em games do Xbox360 para permitir o jogo na Live, de forma que a Live não identifique como jogo pirata e possa banir o console da rede;
- Wave – A Wave é referente ao desbloqueio que foi aplicado em seu Xbox360, atualmente temos games na Wave 1, 2, 3 e 4, se seu xbox foi desbloqueado numa wave muito antiga ele não irá suportar uma mais recente, mas isto pode ser solucionado com o Wave patcher que altera a Wave da ISO, mas isto é assunto para outro artigo, não vamos entrar neste detalhe, estamos considerando que você já possui o desbloqueio atualizado em seu Xbox360;
- Conta premium – São contas pagas em Hosters (rapidshare, megaupload, uploading, etc) em que o usuário possui algumas vantagens, como downloads simultâneos ilimitados, links diretos sem necessidade de passar pelo captcha, velocidade ilimitada, etc;
Softwares necessários
- Abgx360 – Verificador de integridade baseado num banco de dados md5 online, gerador de arquivos de configuração .dvd e software stealther.
- jDownloader – Poderoso gerenciador de downloads, permite usuários comuns(sem conta premium) fazer downloads em hosters sem a necessidade de acessar a página do hoster ou digitar captchas, também é um gerenciador e monitor de pacotes DLC(padrão usado em nosso artigo).
- CloneCD – Software na versão completa, usado para a gravação da imagem do game no DVD. Vou explicar aqui por que usar o Clone DVD e não o ImageBurn.
Testes de Wave, Stealth e integridade da ISO
Concluindo o download de todas partes de seu game, você deve possuir agora cerca de 34 arquivos no tamanho de 199mbcada um.
Considerando que você possi o WinRar instalado em sua máquina, clique na primeira parte (RFGH5.part01.rar) com o botão direito do mouse e selecione Extract to RFGH5(Extrair para RFGH5).
Aguarde a conclusão da extração e no final terá uma pasta com a ISO completa do game em arquivo único no tamanho aproximado de 7.5gb.
Patcher e verificador de
integridade
O Abgx360 é um software que permite você checar a integridade da ISO que
baixou, ele compara a CRC local com um banco de dados online, traz todos os
detalhes da imagem, e verifica se ela já foi patcheada para funcionar
normalmente na Live em seu XboX 360 desbloqueado. Sempre customizando ou
criando um arquivo .dvd com todos detalhes necessários para a imagem ser
reproduzida em discos. E caso ainda não tenha sido patcheada o software irá
executar o Stealth automaticamente.
Vale
lembrar que todas as imagens encontradas
no xboxiso360.com já estão patcheadas, mas recomendamos você efetuar o teste do
Abgx360 mesmo assim para checar a integridade e conferir o arquivo .dvd p/
evitar a gravação de ISOs danificadas ou desconfiguradas.
Além do patch automático, ele permite você executar algumas operações
avançadas na ISO, como por exemplo desabilitar/habilitar características do
game como modos exclusivos da Live, mas não vamos entrar neste assunto pois não
é o foco deste artigo.
Para executar o teste é simples, após ter instalado o Abgx360, execute-o e adicione a imagem(normalmente no
formato .isoou .000), então clique em Launch e aguarde a
finalização do processo.
Fique atento na última mensagem após o teste.Ela indica se a verificação
foi executada ou não com sucesso.
Abaixo você irá conferir um output completo da verificação.
Output completo do Abgx360
Ao final, ele irá criar/editar o arquivo .dvd definindo características
como LayerBreak correto.
Gravação de jogos Xbox360 em mídias DVD+R DL
Tendo a imagem devidamente testada e aprovada pelo Abgx360 chegou
finalmente o momento de gravá-la em DVD. Mas, antes de começar vou esclarecer
algumas dúvidas sobre mitos que encontramos na internet sobre configurações de
softwares de gravação e mídias usadas.
Software de gravação
No momento, existem dois softwares populares para a gravação.
·
CloneCD - Este software é
simplesmente perfeito para a gravação de ISOs de xbox 360. O motivo é simples,
99% das imagens são criadas a partir do AnyDVD que é um software
criado pelo mesmo desenvolvedor do CloneCD a SlySoft, e a imagem vem em
um formato especifico totalmente configurada para ser reproduzida através do
CloneCD, basta abrir a imagem, definir a velocidade e gravar. Diferente de
qualquer outro software que necessita pequenos ajustes. Este software é
comercial mas você não vai comprar nada, estamos disponibilizando a última
versão gratuitamente no ínicio do artigo.
·
imageBurn - O imageBurn é um
excelente software OpenSource para gravação de imagens em disco, apenas isso.
Já para gravação de imagens xbox360 ele não funciona legal, pois necessita
ajustes específicos para o formato da imagem que está usando. Ele é sim
recomendado pela maioria dos tutoriais amadores encontrados na internet, e isso
é um dos grandes fatores que causa a maioria das perdas de mídias, se você
quiser usar ele como software de gravação se prepare para fazer muitos ajustes
principalmente em formatos AnyDVD, por isso digo, ESQUEÇA O
IMAGEBURN!
Mídia DVD
O formato de mídia usado é o DVD+R DL 8.5GB, isso você já sabe, mas qual
marca devemos usar? Você com certeza já fez essa pergunta, e encontrou a
resposta errada, gravou dezenas de DVDs na marca riDATA e mesmo garantindo a
verificação de integridade da ISO no Abgx360, nenhum game funcionou em seu
console ou alguns funcionaram e outros não, ou alguns funcionam após várias
tentativas e resets do console, a explicação é simples.
RiData não é a marca ideal
O leitor do Xbox360 é muito sensível, e necessita de uma mídia de boa
qualidade que mantém os dados legíveis mesmo com pequenos riscos no disco(alguns
causados no processo de gravação), e o riData não mídia para esses fins, alto
custo não significa qualidade, veja abaixo por que.
Você deve estar se perguntando por que mídias riData são mais caras?
Isso ocorre devido a grande oferta/procura do usuário final. Esse padrão errôneo
foi formado por comerciantes e pirateiros, para eles o riData é a marca
perfeita, pois o custo em grande quantidade é muito inferior a qualquer outra
mídia sem LOGO(o que permite a impressão do título do game na mídia) e sua gravação
é feita e repassada para o cliente que faz o uso, por isso não se iluda.
Para ter 100% de aproveitamento na gravação, use mídias de boa
qualidade, mas não estou me referindo a mídias Sony ouVerbatin que custa praticamente R$10,00.
Use mídias ELGIN ou de qualidade
compatível, elas são perfeitas, já executei testes com muitas mídias diferentes
e posso afirmar que visando custo/benefício a ELGIN saiu disparado na frente de todas as outras, e o
custo dela é aprox. R$2,00 p/ disco. E procure
sempre pelo modelo com LOGO, afinal você não necessita imprimir nada na mídia,
e é mais barato.
Velocidade de gravação
Na tentativa de poupar tempo de gravação acabamos usando a velocidade Max. da unidade gravadora, isso é errado. Como já disse
acima, o leitor do xbox360 é muito sensível e ele foi desenvolvido assim
propositalmente na tentativa de evitar pirataria, então temos que executar
gravações perfeitas da imagem. E para fazer isso na velocidade máxima de uma
unidade gravadora você irá precisar de uma configuração de hardware muito
poderosa(processador, cpu, memória, unidade gravadora) para sincronizar o
buffer de gravação c/ o buffer da gravadora e provavelmente não irá conseguir,
o que causará o aborto da gravação ou a gravação com pequenos erros de
integridade.
Então em suas primeiras gravações use sempre 1x, depois de adotar um padrão perfeito e gravar vários jogos sem erro, vá
aumentando gradativamente. Vale lembrar que o uso simultâneo de qualquer
aplicativo que sobrecarregue o cachê de disco do sistema operacional(memória
virtual) pode causar dificuldades no gerenciamento do buffer de gravação, então
evite usar o computador enquanto estiver gravando seu disco.
Layer Break
LayerBreak é o posição do disco em que será marcada como divisão do Dual Layer, na versão Xbox 360 usamos sempre o
valor 1913760, e para games da primeira versão do Xbox o valor usado é 1913776, mas não se preocupe com esses valores pois o
Abgx360 já cria um arquivo de configuração contendo o valor correto.
Iniciando a gravação do disco a
partir da imagem ISO
Então, garantindo todos os requisitos listados abaixo você poderá
prosseguir para a gravação.
·
Integridade da imagem verificada e aprovada – Software Abgx360
·
Software de gravação adequado – CloneCD;
·
Mídia adequada – ELGIN ou qualidade compatível, evitar RiData;
·
Velocidade adequada para sua unidade de gravador – Na dúvida use 1x;
Faça download do CloneCD completo
no início do artigo, extraia todo seu conteúdo
numa pasta qualquer siga os passos abaixo:
1.
Execute seu instalador(CloneCD 5.3.1.4
Final.exe) e conclua a instalação;
2.
Execute o CloneCD através
do ícone criado em seu menu Iniciar;
3.
Defina a linguagem do programa para português(Brasileiro);
4.
Ignore a mensagem O CloneCD não é gratuito! e clique em Tente;
5.
Dentro do programa, vá até o menu Arquivo/Sair;
6.
Vá até a pasta onde você extraiu o instalador e de um duplo clique sobre o arquivo Key.CloneCD
7.
A mensagem de confirmação de registro de software será exibida:
Então execute o cloneCD novamente e você terá o programa completo com
todas funcionalidades habilitadas.
Agora clique sobre o botão indicado na imagem abaixo:
Clique em Browse para abrir a imagem
do jogo desejado para a gravação, verifique que o layerbreak correto já foi
definido pelo Abgx360.
Feito isso clique em avançar e defina a velocidade para 1x, ou para o máximo que seu hardware suporta, na dúvida use 1x.
Aguarde a conclusão da gravação, em 1x demora cerca de 30 minutos em um computador de hardware
convencional
E agora é só jogar!
BOA DIVERSÃO GALERA!
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